Foto: Pedro Piegas (Diário)
Mais do que pensar a figura da Maria atrelada à religiosidade, a temporada de arte na sala Angelita Stefani foi aberta no mês de maio, trazendo a mostra Contemporânea: Maria. Após um ano de consumo de arte por meio da internet, é uma oportunidade para a comunidade conferir de perto as quase 40 obras de 15 artistas que foram convidados a falar sobre quem é a Maria hoje.
FOTOS: divulgados vencedores do 43º Concurso Fotográfico Cidade de Santa Maria
A professora e coordenadora da Sala de Exposições Círia Moro conta que as obras reúnem visões particulares e peculiares com base na figura emblemática de Maria.– O tema foi uma decisão nossa, pensando nessa Maria contemporânea que em tempos de pandemia, trabalha, cuida dos seus, teme e ora. Além do mais, trata-se de uma exposição realizada justamente em maio, mês de Maria – enfatiza.
As obras tem uma diversificação de linguagens contemporâneas. O artista plástico Luciano Santos, curador da exposição, reuniu produções do Grupo Olhares e alguns convidados, que é formado por artistas que já desenvolvem um trabalho prático e visual com algumas mostras coletivas.– Mais do que ficar atrelado a conceitos e dogmas de fé, convidei os artistas para representarem visões contemporâneas de Maria. Temos pinturas sobre tela, têxteis, colagem analógica e digital, ressignificação de objetos de descarte, enfim, uma multiplicidade de formas expressivas – explica Luciano, que distribuiu a exposição no sistema de organização por linguagem.
Prédio da biblioteca terá R$ 700 mil em obras
A MOSTRAA obra Manto de Maria Madalena, de 2021, é um dos trabalhos expostos produzido pela artista visual Lisianne Gonçalves, que se divide entre o ateliê e as aulas da Rede Municipal de Ensino:– A pandemia tem nos atrapalhado muito e esse é o primeiro trabalho meu que sai do ateliê. Ainda tenho muitos outros trabalhos abstratos que não foram mostrados em exposições, então seguimos nesta luta e produzindo sempre.
Marcio Flores é outro artista que expõe na mostra com duas obras.– Uma delas é intitulada Bendito é o Fruto do Vosso Ventre Jesus e a outra se chama Coração de Maria…Embora Diferente, Somos Todos Iguais. A primeira trata da questão do papel da mulher como o centro, o princípio, a vida, a semente e o universo. A segunda fala sobre todos os seres humanos, que embora diferentes, possuem um coração pulsante que carrega vida e esperança – relata Flores.
Santa Maria Vídeo e Cinema abre inscrições e promove live sobre 14ª edição nesta quarta
A mostra pode ser conferida de forma gratuita nas segundas e quartas, das 14h às 18h e nas quintas, das 9h às 12h, mediante agendamento através do e-mail imas@ufn.edu.br ou no Instagram da sala @sala.imas, onde também terão outras ações.
PROGRAME-SE
O quê – Mostra Contemporânea Maria
Período – até 2 de julho de 2021
Endereço – Sala 114 – Prédio 14 – Conjunto III da Universidade Franciscana (UFN) – Rua Silva Jardim, 1175, Santa Maria
Visitação – Segunda-feira e Quarta-feira, das 14h às 18h; Quinta-feira, das 9h às 12h; Agendamento por meio do e-mail imas@ufn.edu.br ou no Instagram da sala @sala.imas